Nosso Histórico

 

Em 1972, o jovem Paulo Gurjão fazia vestibular para Engenharia Mecânica conseguindo sua aprovação, após um ano de dedicação total aos estudos.

Dois anos mais tarde, resolveu enveredar pelos caminhos do magistério. Cursou Licenciatura e passou a ministrar aulas de Física e Matemática em várias escolas de Belém.

Todavia, havia algumas coisas nessas escolas que não deixavam o jovem professor satisfeito: falta de qualidade de ensino, disciplina, preocupação com a formação juvenil, seriedade.

Começou a nascer um sonho, um projeto: criar uma escola que preenchesse esse vazio.

Em 1976 fundou o Curso Pitágoras, que funcionou com sucesso por quatro anos. Porém, devido a situações inesperadas que ocorreram em 1980, o curso suspendeu suas atividades. O mestre ficou triste, mas não desistiu. Passou novamente a ministrar aulas em vários colégios.

Em 1986, o já, então conhecido professor Gurjão elaborou um projeto para a preparação de 40 jovens ao vestibular da UFPA. Sucesso absoluto: 38 foram aprovados.

A grande façanha rapidamente propagou-se e no ano seguinte o professor foi procurado por dezenas de alunos e viu-se obrigado a alugar um prédio na Av. Conselheiro Furtado. Nessa mesma época decidiu chamar a pequena semente educacional de Teorema, ao mesmo tempo em que criou o logotipo, hoje conhecido em todo o território nacional.

Por dois anos o Teorema funcionou naquele local. Em 1988, em face da notável expansão, mudou-se para a Rua dos Mundurucus, entre Castelo Branco e 14 de Abril.

As aprovações eram impressionantes e, em 1990, precisando de mais espaço, o Teorema mudou-se para a Rua João Balbi, próximo à D. Romualdo de Seixas. No período de 1990 a 1992, o Teorema aprovou em média 90% de seus alunos. Um recorde só batido pelo próprio Teorema, anos mais tarde.

No final de 1992, o professor decidiu finalmente iniciar um grande projeto escolar e educacional fundando o Colégio Teorema, que começou a funcionar em 10 de março de 1993.

Sua filosofia básica: Qualidade de ensino, ética, disciplina, respeito, formação de valores e preparação para a vida. A partir daí foi só sucesso. Em 1994, 88% de aprovação no vestibular, Em 1995, 1º Lugar Geral no Vestibular e 1o. Lugar em Medicina.

Em 1996, introduzido o Ranking da UFPA, O Colégio Teorema foi qualificado entre as três melhores escolas de Belém, tendo em vistas os notáveis resultados e médias de seus alunos obtidas no Vestibular, tendo aprovado, nesse ano, 92% de seus alunos nos exames vestibulares e tudo isso, em apenas quatro(04) anos de sua fundação.

Em 1996 conquistou seu primeiro prêmio de reconhecimento; Colégio destaque de 1996 e prêmio Educador do Ano, solenidade ocorrida no Salão Carajás do Hilton Hotel.

E m 1997, com 90% de aprovação, conquistou o Prêmio Nacional “Medalha de Ouro à Qualidade”.

Em 1998 e 1999 seguiram-se conquistas espetaculares no campo educacional: Prêmio Internacional “La Tradicion de la Qualidad”, 56 primeiros lugares nos vestibulares, 91% de aprovação, 98% de aprovação dos alunos da turma CE-M de convênio.

Em 2000 o Colégio Teorema recebeu o prêmio Clube dos Artistas, Belém do Pará, o Prêmio Qualidade Brasil, de nível nacional, no Rio de Janeiro, o Prêmio Internacional American Trophy, O Prêmio Amazônia, além de uma fantástica aprovação, que manteve a tradição em torno de 90%, e mais 24 primeiros lugares nos vestibulares.

Em 2001, o Colégio Teorema com absoluta supremacia, obteve o 1o. Lugar no Ranking da UFPA, entre dezenas e dezenas de escolas da Rede Particular, recebendo ainda, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Qualidade Brasil e mantendo seu excepcionalnível de aprovação nos Processos Seletivos.

Em 2002 e 2003 recorde de aprovação com 92% e 92,7% respectivamente , além do 1º Lugar no vestibular da UFPA (Raimundo Miranda - Medicina) Dessa forma, o Colkégio recebeu, como reconhecimento da absoluta soberania em qualidade de ensino, o Prêmio Qualidade Brasil, o Prêmio Leader Quality e o Prêmio Top Educação.

Nos anos de 2004 a 2006 o Teorema aumentou seu espaço físico, oferecendo mais conforto a seus alunos. Ano após ano foi uma sequência de resultados imbatíveis: em 2004, 1º Lugar na UFPA (Lenilson Oliveira – Medicina) com um índice recorde de aprovação: 93%. Nesse ano, o Teorema foi agraciado com o Prêmio TOP OF QUALITY DA ORDEM DOS PARLAMENTARES DO BRASIL, PRÊMIO QUALIDADE BRASIL e PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO. Em 2005, 37 primeiros lugares nos diferentes cursos oferecidos, ratificando seu alto índice de aprovação; em 2006, 1º Lugar em Medicina na UEPA (Bianca) , 1º Lugar Geral na UEPA e 1º Lugar e Fisioterapia (Mylene Negrão Gomes), 2º Lugar Geral na UFPA e 2º em Medicina (Débora Galende) e o mais espetacular, até hoje resultado inalcançável por qualquer instituição de ensino de Belém: DOS DEZ(10) PRIMEIROS LUGARES DO VESTIBULAR DA UFPA, SEIS(06) FORAM DO TEOREMA.

A trajetória vitoriosa do Teorema estabeleceu um jargão concebido pelos próprios alunos: “De cada 10 alunos do Teorema, 9 passam no Vestibular”. Em 2007, com uma turma específica de 50 alunos, o Teorema aprovou 37 em Medicina, estabelecendo recorde de índice de aprovação no curso. Em 2009, 1º Lugar em Medicina na UEPA (Marisa Raphaella) e 2º Lugar Geral; Em 2010, 1º Lugar em Medicina e 1º Lugar Geral do Prise na UEPA (Thiago); em 2012, 2º Lugar Geral da UFPA e 1º Lugar em Direito.

O Teorema é uma escola que apresenta um grande diferencial em sua pedagogia e filosofia de atuação, sempre garantindo aos alunos o melhor ensino de Belém. Seus resultados demonstram a exuberância da qualidade de ensino oferecida. O alto grau de formação, pautada na ética, no respeito, na disciplina e nos fundamentos do cristianismo, consagram a escola. Inegavelmente, somos o melhor ensino de Belém. O Teorema é o maior marco da educação no Estado do Pará. A escola ímpar, incomparável, direcionada para aqueles que querem a melhor formação e um futuro promissor aos seus filhos.

Dispõe de Sede campestre, quadra de esportes, Auditório, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Sala de Artes, Sala Multimídia, Material didático, Sistema Áudio visual. Além dessa estrutura física e de sua filosofia, o Teorema conta com um corpo docente de primeiríssima linha, associado a um corpo pedagógico e funcional dinâmico, hoje comandado pela Profª REGINA SILVA, competente e experiente pedagoga que vem transformando e dinamizando a pedagogia aplicada na instituição ao lado do mestre e Diretor Prof. Paulo Gurjão.

Suas próximas metas: incrementar aparatos tecnológicos, estabelecer ciclo de palestras e seminários educativos abordando valores éticos e morais, orientação na escolha profissional e metodologias de estudo e aprendizagem.

Hoje o perfil do aluno que estuda ou que procura o Teorema é totalmente diferenciado: Estudar no Teorema significa vontade de aprender e vencer na vida. Estudar no Teorema é orgulho, é paixão pelo estudo!